-- Meu Imaculado -- Coração Triunfará: 10/02/08

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O CULTO DO SILÊNCIO



Num silêncio feito de paz,
Eu percebi a grandeza da fé,
Os tesouros ocultos da esperança,
A imensidade do AMOR.
Sem o mistério do silêncio,
não teriam sentido as nossas procuras
e interrogações.
Sem o silêncio do mistério, pervadindo coisas,
Pessoas e Deus...
Tudo seria despoetizado e banal.
Cristo-longe ou Cristo-perto.
Cristo-Silêncio. Cristo-palavra.
Cristo-comunicação trinária.
Cristo-ontem, Cristo-hoje
é a estrela redentora para a incerteza
dos nossos passos...
Marcados pela poeira ruidosa do progresso
e da civilização.
Roque Schneider

Evangelho do dia

Sexta-feira, dia 03 de Outubro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Francisco de Borja, presbítero, +1572, Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, mártires, +303 Ver comentário em baixo, ou carregando aqui Hugo de São Victor : «Quem vos escuta, escuta-me a Mim, e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»

Evangelho segundo S. Lucas 10,13-16.

Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sídon se tivessem operado os milagres que entre vós se realizaram, de há muito que teriam feito penitência, vestidas de saco e na cinza. Por isso, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós. E tu, Cafarnaúm, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada. Quem vos ouve é a mim que ouve, e quem vos rejeita é a mim que rejeita; mas, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.» Da Bíblia Sagrada Comentário ao Evangelho do dia feito por : Hugo de São Victor (?-1141), cónego regular, teólogo Tratado dos sacramentos da fé
cristã, II, 1-2
«Quem vos escuta, escuta-me a Mim, e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»Assim como a respiração do homem passa pela cabeça, para descer até aos membros e os vivificar, assim também o Espírito Santo vem aos cristãos por Cristo. A cabeça é Cristo, os membros são os cristãos. Há uma cabeça e numerosos membros, um só corpo, formado pela cabeça e pelos membros, e neste único corpo um único Espírito, que está em plenitude na cabeça e de forma participada nos membros. Assim, pois, se há um só corpo, há também um só Espírito. Quem não está no corpo não pode ser vivificado pelo Espírito, segundo esta palavra da Escritura: «Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não Lhe pertence» (Rom 8, 9). Porque aquele que não tem o Espírito de Cristo não é membro de Cristo.Aquilo que faz parte do corpo não está morto; aquilo que está separado do corpo não está vivo. É pela fé que nos tornamos membros; é pelo amor que somos vivificados. Pela fé, recebemos a unidade; pela caridade, recebemos a vida. O sacramento do baptismo une-nos; e o Corpo e o Sangue de Cristo vivificam-nos. Pelo baptismo, tornamo-nos membros do Corpo; pelo Corpo de Cristo, participamos na Sua vida.

Evangelho do dia

Quinta-feira, dia 02 de Outubro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santos Anjos da Guarda Ver comentário em baixo, ou carregando aqui São Bernardo : «Eis que Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei» (Ex 23,20)

Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja 12º sermão sobre o Salmo 90

«Eis que Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei» (Ex 23,20)«Ele deu ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos» (Sl 90,11). Que respeito estas palavras não suscitarão em ti, o fervor que farão nascer, a confiança que te inspirarão! Respeito, pela sua presença; fervor, pela sua benevolência; confiança, pela sua vigilância [...] Eles aí estão, portanto, a teu lado, e não estão contigo apenas, estão aí verdadeiramente por causa de ti e para ti. Estão presentes para te proteger, para te socorrer. Como retribuirás tu ao Senhor tudo o que Ele te deu? (Sl 115,3). É a Ele e só a Ele que devemos gloriar e honrar por este auxílio; foi Ele quem lhes deu ordens para estarem ao nosso auxílio. «Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto» (Tg 1,17), vêm d'Ele. Mas não podemos contudo deixar de estar reconhecidos aos anjos, tendo em conta a grande caridade com que obedecem, e a extrema necessidade que temos da sua ajuda.Tenhamos portanto o maior respeito e reconhecimento por tal vigilância da sua parte; pelo nosso lado, amemo-los e honremo-los o quanto pudermos e devermos [...] Amemos em Deus os seus Anjos, com a consciência de que serão um dia nossos co-herdeiros, com a consciência de que até lá o Pai dispõe e ordena que eles sejam guias e educadores para nós. Porque «agora já somos filhos de Deus» ainda que tal não o pareça ainda claramente (1 Jo 3,2), porque somos ainda filhos submetidos a intendentes e a educadores, parecendo ainda em nada nos distinguir de servos.No entanto, por mais pequenos que sejamos, por mais longa que seja a estrada ainda a percorrer, que teríamos a temer sob tão boa guarda? [...] Os anjos são fiéis, sábios, fortes; que teríamos a temer? Sigamo-los somente, liguemo-nos a eles, pois estaremos na protecção do Deus do céu.