-- Meu Imaculado -- Coração Triunfará: O mistério da Assunção de Nossa Senhora

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O mistério da Assunção de Nossa Senhora



Neste primeiro Sábado do mês de Agosto, é muito oportuno que meditemos sobre o sublime mistério da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Esta meditação é oportuna primeiramente porque, sendo o primeiro Sábado, temos a ocasião de reparar as ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria. Além disso, neste mês celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, uma das datas marianas mais importantes do ano litúrgico.

A Virgem Maria morreu, e acompanhada de miríades de anjos e de seu próprio Filho, Jesus Cristo, entrou no Reino dos Céus em alma e corpo. A Santíssima Trindade abraçou-a, abençoou-a e a fez Rainha do universo, elevando-a acima de todos os anjos e santos: “Astitit regina a dextris tuis, in vestitu deaurato, circumdata varietate – Apresentou-se a rainha à tua direita, com manto de ouro, cercada de variedade” (Sl 44, 10). Regozijemo-nos com Nossa Senhora, a Rainha Mãe, e avivemos a nossa confiança nela, invocando-a em todas as nossas necessidades. Roguemos a Virgem Maria principalmente para que, tendo ela morrido de puro amor a Deus, morramos pelo menos arrependidos dos nossos pecados. 

A morte e a assunção da Virgem Maria aos Céus
Nossa Senhora morreu totalmente desapegada do afeto às criaturas e consumida pelo divino amor, de que o seu santíssimo coração estava sempre todo abrasado. Como que presentes nesse momento, rezemos com Santo Afonso:
Ó santa Mãe, ides deixar a terra: não vos esqueçais de nós, pobres peregrinos, que ainda ficamos neste vale de lágrimas, combatidos por tantos inimigos, que desejam a nossa perdição eterna. Pelos merecimentos da vossa preciosa morte, vos suplicamos que nos obtenhais o desapego das coisas terrestres, o perdão dos pecados, o amor de Deus e a santa perseverança. E, quando chegar a hora da nossa morte, assisti-nos lá do alto do céu, com a vossa intercessão, e alcançai-nos a graça de irmos ao paraíso beijar os vossos pés[1].
A Virgem Maria morreu, seu preciosíssimo corpo foi levado pelos apóstolos à sepultura, guardado pelos anjos durante três dias e, em seguida, transportado ao paraíso celeste. No entanto, a sua alma formosa, apenas saiu do corpo, entra na beatitude eterna, acompanhada de miríades de anjos e do seu próprio Filho. Já no Céu, a humilde Virgem Santíssima, adora seu amado Jesus e, com afeto imenso, lhe agradece todas as graças que lhe foram dispensadas. O Altíssimo abraça-a, abençoa-a e a faz Rainha do universo, exaltando-a acima de todos os anjos e santos: “Exaltata est sancta Dei Genetrix super choros angelorum ad coelestia regna

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário