-- Meu Imaculado -- Coração Triunfará: Beatificação-Canonização qual é o significado?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Beatificação-Canonização qual é o significado?

A canonização de um santo é um solene ato por meio do qual o papa, a autoridade suprema na Igreja Catolica, declara que uma pessoa praticou virtudes heroicas e viveu con fidelidade na graça de Deus, está com Deus no céu e pode ser venerada por toda a Igreja. O papa insere a pessoa na lista dos Santos. Uma outra palavra para a lista é canon, daqui o termo canonização. A expressao, elevada aos altares, frequentemente usada como um equivalente de canonização, significa que àquela pessoa é atribuido um dia festivo na (ista das celebraçõees litúrgicas da Igreja. Esta nomeação de um dia festivo acontece no momento da beatificação.
Beatificação é um passo no processo de canonização. Por meio desta o papa autoriza a veneração publica da pessoa na igreja local, na congregação religiosa com a qual a pessoa era associada, e em outros lugares por aqueles que recebem tal permissão. Atenção para a diferença: um Santo deveria ser honrado nas celebrações liturgicas pela igreja universal, isto é, por toda a Igreja, enquanto um Beato pode ser honrado somente em certos lugares.
O objetivo do trabalho antes da beatificação é aquele de estabelecer o mais cuidadosamente possível os fatos historicos da vida do candidato(a), demonstrar o modo como o candidato praticou as virtudes cristãs, e mostrar que os membros da Igreja, isto é, os fiéis, consideram-no(a) como um santo e, por isto, digno de veneração.
Este processo tem dois estágios. O primeiro, a fase diocesana, é responsabilidade da Igreja local onde o candidato viveu; no caso de Madre Tereza, a Arquidiocese de Calcutá. Esta fase, sob a autoridade do bispo local e assistida por um Postulador, procura juntar informações - coletando documentos e entrevistando testemunhas -, focaliza a vida, as virtudes e a reputação de santidade do candidato à canonização. Uma vez que a fase diocesana é aberta, o candidato pode ser referido como um Servo de Deus
O segundo estágio é a fase romana. Os resultados da fase diocesana, isto é, da igreja local, são transferidos para a Congregação para a Causa dos Santos (CCS), um oficio do Vaticano, para estudos e valutação. Depois de estudos feitos por um grupo de teologos e uma comissão de Cardeais e bispos, a CCS apresenta os seus resultados ao papa para o seu juizo.
Quando o papa afirma que o servo de Deus viveu realmente uma vida cristã heróica, ele ou ela é então chamado de Venerável Servo de Deus. Mediante a aprovnção de um milagre atribuido à intecessão desta pessoa, a cerimonia de beatificação pode então acontecer.
Milagre
Um milagre é um extraordinario evento, cientificamente inexplicavel e, em uma causa de canonização, é diretamente imputável à intercessão do Servo de Deus. Nas causas de santos, os milagres investigados sao geralmente curas, porque estes sao mais facilmente documentados. Milagres e graças ou favores, adquiridos depois de súplicas feitas ao Servo de Deus, servem como evidencia de que Deus mesmo é a origem da reputação de santidade daquela pessoa. Um milagre é um sinal da divina aprovação. Os milagres confirmam que é Deus quem fez surgir nos fiéis a opinião que um particular Servo de Deus é digno de canonização.
Um evento proposto como milagre é submetido a uma direta investigação cientifica conduzida por experts. Para a beatificação um autentico milagre deve ser reconhecido como obtido através a intercessão do Servo de Deus.
De Beato a Santo
Um Servo de Deus que é beatificado e chamado Beato. O Beato pode ser canonizado depois da ocorrencia de um ou mais milagres atribuidos à sua intercessão.
Madre Tereza permanecerá sempre mãe daqueles que a conheceram, consequentemente muitas pessoas a chamarão Beata Mãe Tereza, mas oficialmente ela será conhecida como Beata Tereza de Calcutá e mais tarde, se Deus quiser, como Santa Tereza de Cacutá.
O propósito de Canonização
Honrando os seus filhos que viveram como heróis de fé e amor, a Igreja reconhece o poder do Espirito Santo com Madre Tereza. Os Santos nos dão alegria; os seus exemplos sustentam a nossa esperança; e a sua amizade aumenta o nosso amor e união com Deus e com os nossos irmãos. A canonização é um modo de dar graças a Deus quando nós honramos a pessoa que tem sido tão fiel aos planos de Deus na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário